8 found
Order:
  1.  28
    As duas faces do mal: comunismo e nazismo.José João Neves Barbosa Vicente - 2012 - Synesis 4 (1):53-63.
    em Origens do totalitarismo , publicada em 1951, Arendt pensa o grande mal do século XX: o fenômeno totalitário como destruição da pluralidade humana, negação da semelhança dos homens e da sua pertença a uma mesma humanidade. Esse mal, para ela, reduz-se a dois regimes: o nazismo de Hitler e o comunismo de Stalin. A proposta deste artigo é analisar as características comuns entre esses dois regimes como descritas por Arendt.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    A ideia totalitária do “tudo é possível”.José João Neves Barbosa Vicente - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):1-10.
    A partir da obra Origens do totalitarismo de Arendt, este estudo apresenta a ideia totalitária do “tudo é possível” e a sua colocação em prática no século XX, em nome de um projeto político de dominação total que considerou o homem como um ser supérfluo com o qual se poderia fazer qualquer coisa, inclusive transformá-lo em um indivíduo capaz de obedecer cegamente os princípios ideológicos do governo totalitário encarnados na pessoa do “chefe”. Mas, por outro lado também, este estudo apresenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Breve introdução à questão da autoridade em Arendt.José João Neves Barbosa Vicente - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):245-254.
    Para Arendt, a autoridade desapareceu do mundo moderno. Para entendermos esse posicionamento radical é necessário compreendermos o sentido atribuído pela pensadora ao termo autoridade. Este é o objetivo fundamental deste artigo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Hannah Arendt ea novidade totalitária: a busca da compreensão.José João Neves Barbosa Vicente - 2011 - Revista Inquietude 2 (1):92-109.
    O século XX não foi apenas uma época de grandes conquistas da humanidade; foi, também, o século de novidade assustadora no campo da política: o surgimento dos regimes totalitários. Assim, este texto, a partir da análise da obra Origens do totalitarismo , apresenta o modo como Arendt procedeu na compreensão e caracterização desse fenômeno denominado por ela de inédito e sem precedentes na história da humanidade.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  34
    Hannah Arendt e o "milagre" da natalidade.José João Neves Barbosa Vicente - 2011 - Synesis 3 (1):40-51.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Natureza humana e totalitarismo.José João Neves Barbosa Vicente - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):39-48.
    Classificado pelo pensamento político contemporâneo como novidade singular na história da humanidade e considerado como exemplo emblemático da erosão do político, o fenômeno totalitário provocou polêmicas em relação aos termos utilizados no processo da sua compreensão. Por exemplo, quando se afirmou que o seu objetivo supremo era “transformar a natureza humana”, essa expressão causou ruído desconfortável aos ouvidos daqueles que, sintonizados à tradição metafísica, sempre definiram a natureza humana como uma essência imutável. Este artigo discute e aponta o significado e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Sobre a compaixão na política: o ponto de vista de Arendt.José João Neves Barbosa Vicente - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):281-290.
    Quando o tema em questão é o pensamento político contemporâneo, os estudos de Arendt são indispensáveis. Ela se tornou uma referência nesse assunto, desde a publicação da sua obra Origens do totalitarismo. Neste artigo, no entanto, o objetivo não é discutir ou analisar o conceito de política dessa autora e nem relacioná-lo necessariamente a uma determinada teoria ou forma de governo, mas sim apresentar de modo introdutório e elementar, alguns aspectos das suas considerações e dos seus posicionamentos sobre o sentimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Tomás de Aquino: o ente e a essência como concebidos primeiro pelo intelecto.José João Neves Barbosa Vicente - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):181-190.
    A proposta deste artigo é refletir sobre os termos “ente e essência” como aparecem no texto de Tomás de Aquino e explicar o sentido da afirmação “o ente e a essência são o que é concebido primeiro pelo intelecto”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark